Você conhece todos os ítens que devem ser orçados na estaca hélice contínua? Verifique agora se não está esquecendo nada.

 

 

Para que a empresa de fundações execute um metro de estaca hélice contínua o cliente precisa contratar pelo menos 6 fornecedores diferentes que desempenham papeis importantes durante o processo.

 

Normalmente o orçamento para a empresa que vai executar a fundação considera apenas o preço do metro e a mobilização/desmobilização do equipamento. E os materiais? E os outros serviços que também precisam ser contratados?

 

DSC04859nova.jpg

 

É comum as licitações públicas ou privadas resumirem vários serviços em apenas um ítem ou esquecerem de considerar a logística de equipamentos ou incluir os ensaios de prova de carga da estaca.

 

Por isso montamos um resumo dos principais ítens:

 

Serviços:

 

– Concreteira deve fornecer o concreto conforme o projeto. O preço vai variar de acordo com o volume de concreto por mês.

 

– Bomba de injeção com misturador do tipo estacionária ou móvel dotada de 02 cilindros com capacidade de bombeamento mínimo de 60m³/hora para as estacas de diâmetro até Ø 500mm e 80m³/hora para diâmetros maiores e pressão aplicada superior a 6 bar. Esse serviço geralmente é negociado junto com a concreteira que fornece o concreto. Mas, se houver problemas no fornecimento, sugerimos contratar com outra empresa.

 

– Caminhão de concreto com capacidade para pelo menos 7m3 de concreto. Se possível, preferir betoneiras com menos de 5 anos de fabricação , pois o concreto desgasta o equipamento muito rápido.

 

– Controle tecnológico do concreto através da realização do Slump Test na chegada do caminhão de concreto na obra. Geralmente se retira 6 corpos de prova por cada caminhão para serem rompidos com 7, 14 e 21 dias depois.

 

– Retro-escavadeira traçada e disponível o tempo inteiro para retirada do solo que se acumula ao lado da estaca e auxílio na colocação da armação.

 

– Locação das estacas com estação topográfica utilizando piquetes e testemunhos com conferência antes, durante e após a execução. De preferência, ter sempre o dobro de piquetes locados todos os dias.

 

Insumos:

 

– Concreto usinado e bombeado de forma contínua e ininterrupta, com pedrisco, com fck ≥ 30 MPa, SLUMP TEST de 22 à 25 cm e consumo mínimo de cimento de 400kg/m³. Considerar tempo de pega acima de 3 horas a partir do momento que o caminhão chegar ao lado da perfuratriz. A programação deve ser feita com antecedência mínima de 24h.

 

– Compra das barras de aço e arame para fabricação das armações da estaca conforme o projeto.

 

– Compra dos espaçadores plásticos para colocação nas ferragens. Geralmente se usa a referência FU-40 da Jeruel ou similar. Por exemplo, pode-se considerar 4 espaçadores a cada metro, sendo um de cada lado.

 

– Execução dos ensaios de prova de carga com colocação das barras de reação.

 

 

14-09-19.png

 

 

Nós preparamos um tabela de excell com os principais ítens a serem orçados. Se quiser é só enviar email para comercial@fundacoesespeciais.net.br.

 

Se ainda tiver dúvidas ligue para o telefone (81) 9 9834.3000 (WhatsApp)